Para pessoas com força econômica absoluta, os relógios Rolex são um símbolo perfeito de elegância e requinte, e é exatamente por isso que muitas pessoas preferem a Rolex. E como os relógios Rolex são caros, existem muitos Rolex falsos no mercado que variam em qualidade e versão.
Alguma imitação da Rolex chegou ao ponto em que é suficiente para ser real, mas desde que você domine algumas habilidades necessárias, você também pode distinguir entre produtos e falsificações reais da Rolex. Quanto a algumas réplicas de relógios Rolex, pode ser necessário pedir a um profissional para identificá-las. Este guia de relógios fornecerá algumas sugestões práticas sobre como contar um Rolex falso.
1. Ouça o som dos ponteiros do relógio girando. O ponteiro dos segundos de um relógio normal geralmente tem uma breve pausa quando é movido. O ponteiro dos segundos pausa em um número e depois salta para o próximo número repentinamente. Se você ouvir atentamente, ouvirá um leve “clique” enquanto caminha.
No entanto, o ponteiro dos segundos de um relógio Rolex (e outros relógios sofisticados) dificilmente pausa quando é movido, o que é muito suave. Por esse motivo, os relógios Rolex não emitem um clique. Portanto, se o relógio da sua mão emitir um “clique”, deve ser um relógio falso.
2. Semelhante ao método anterior, o ponteiro dos segundos de um relógio Rolex funciona muito bem sem ser tão rígido quanto um relógio falso. Você pode observar se o ponteiro dos segundos do seu relógio está funcionando sem problemas. Se o cronômetro parecer às vezes lento, às vezes até parar e partir, significa que provavelmente o relógio é falso.
3. Também podemos verificar a lente convexa acima da data para distinguir Rolex real versus falso. Muitos relógios Rolex têm mostradores de data ou lentes lenticulares. Para fazer com que os clientes vejam com mais clareza, os relógios Rolex geralmente colocam uma lente convexa acima da data. É difícil falsificar esta parte, pois muitos relógios falsos fingem colocar uma “lente convexa” nela.
Se você olhar atentamente, verá que muitas das chamadas lentes convexas da Rolex são apenas vidro comum. Se você achar que a data não parece ampliada, pode ser um relógio falso. Um autêntico relógio Rolex aumenta a data em 2,5 vezes, e o número aumentado ocupa quase toda a pequena janela. Alguns relógios Rolex falsos também terão um efeito de ampliação, mas geralmente não podem preencher a janela inteira.
4. Um autêntico relógio Rolex é feito de metais preciosos e cristais, por isso é mais pesado para carregá-lo. Se você segurá-lo na mão ou no pulso, sentirá seu peso. Se a sua réplica relógio Rolex é mais leve, significa que não é o produto mais sofisticado. Falta os metais preciosos comumente usados nos relógios Rolex ou substitui as peças por materiais de baixa qualidade.
5. A inspeção de peças não metálicas também pode distinguir a autenticidade dos relógios Rolex. A tampa inferior do relógio também é feita de metal de alta qualidade. Se você vir peças no relógio feitas de metal fino e barato, como plástico ou alumínio, isso é falso.
6. Depois de tentar os métodos mencionados acima, você ainda não tem certeza, pode encontrar o mesmo relógio Rolex no site oficial da Rolex e comparar a aparência do seu relógio com a imagem de referência. Contanto que haja uma pequena diferença, o relógio pode ser falso, porque os relógios Rolex são famosos por seu excelente acabamento e raramente ocorrem problemas significativos de qualidade.
Ao observar seu relógio Rolex, você deve prestar especial atenção ao mostrador para ver se todas as peças estão na mesma posição; se houver um cronômetro ou discagem de data, verifique se as posições são as mesmas; e finalmente verifique se os números e o texto na superfície são os mesmos.
Às vezes, mesmo se você souber diferenciar um Rolex falso, talvez não seja possível identificá-lo porque as réplicas de relógios Rolex atuais são muito requintadas. Nesse caso, você pode pedir a um joalheiro ou relojoeiro experiente e confiável para se identificar, e eles geralmente podem ver as pistas que as pessoas comuns não conseguem ver. No entanto, pedir para alguém avaliar um relógio geralmente exige pagamento, e as taxas de avaliação não são baratas.